Gases e Garrafas

Abaixo proporcionamos-lhe acesso a todas as informações sobre os gases e seus recipientes.

Clique ou navegue pela página
1. Gases de A-C
2. Gases de D-M
3. Gases de N-Z
4. Diferença entre os Gases

Gases de A-C



Acetileno (C₂H₂)

Gás Puro


ALPHAGAZ™ Ar (N₂ + O₂)

Gás Puro

Anaerogaz

Mistura


ALPHAGAZ™ Árgon

Gás Puro


ALPHAGAZ™ Azoto

Gás Puro


Carbox

Mistura

Gases de D-M


ALPHAGAZ™ Dióxido de Carbono (CO₂)

Gás Puro


CO2 N48

Gás Puro


Etalon

Mistura


Fival 6

Mistura


ALPHAGAZ™ Hélio (He)

Gás Puro


Heliox

Mistura


Hexafluoreto de Enxofre (SF6)

Dispositivo Médico


ALPHAGAZ™ Hidrogénio (H₂)

Gás Puro


KALINOX

Medicamento


KEOL™ Ar Medicinal

Medicamento

Gases de N-Z


Octafluoropropano (C3F8)

Dispositivo Médico


Oxigénio Medicinal

Medicamento


Protóxido de Azoto Medicinal

Medicamento


Pulmo

Mistura


QUIRUXAL: Dióxido de Carbono Medicinal

Dispositivo Médico


VasoKINOX™

Medicamento

Diferença entre Medicamento, Dispositivo Médico, Gases Puros e Misturas

Gases classificados Medicamento: Substâncias ou composições de substâncias que possuam propriedades curativas ou preventivas das doenças e dos seus sintomas, do homem ou do animal, com vista a estabelecer um diagnóstico médico ou a restaurar, corrigir ou modificar as suas funções1.

Gases classificados Dispositivo Médico: O termo “dispositivo médico” engloba um vasto conjunto de tecnologias e produtos que são destinados, pelo seu fabricante, a serem utilizados para fins comuns aos dos medicamentos, tais como prevenir, diagnosticar ou tratar uma doença humana. No entanto, os dispositivos médicos devem atingir os seus fins através de mecanismos que não se traduzem em ações farmacológicas, metabólicas ou imunológicas, por isto se distinguindo dos medicamentos.2

Gases Puros: Alphagaz™ – Os Gases Puros são assim classificados devido à pureza da sua composição (assim como níveis máximos de impurezas). São frequentemente utilizados no campo dos procedimentos médicos ou para análises laboratoriais.

Misturas de Gases: Consistem na mistura de diferentes componentes gasosos, nas proporções concretas, destinadas à cobertura de uma aplicação específica no âmbito de procedimentos médicos. Algumas misturas são de uso frequente e são produzidos de uma forma standard.

Referências
(1) Infarmed.pt. 2016. Medicamentos de uso humano. [online] Available at: <https://www.infarmed.pt/web/infarmed/perguntas-frequentes-area-transversal/medicamentos_uso_humano> [Accessed 29 March 2022].
(2) Infarmed.pt. 2016. Dispositivos médicos. [online] Available at: <https://www.infarmed.pt/web/infarmed/entidades/dispositivos-medicos> [Accessed 29 March 2022].